
Quantas vezes eu ouvi isso em dois anos desde que The Hunger Games (Jogos Vorazes) saiu? Muitas para contar. E eu tenho que dizer, isso continua me confundindo: Esses livros não poderiam ser mais diferentes. O romance de Stephenie Meyer é mais tradicional (povoado por, eu te garanto, alguns personagens lindos e nada tradicionais); enquanto o de Suzanne Collins é um conto de guerra e sobrevivência.
É por que os dois livros estrelam mulheres inesquecíveis? Eu suponho que você poderia dizer isso no sentido mais vasto e geral, Katniss Everdeen e Bella Swan são parecidas: As duas possuem núcleos de aço. Elas sabem o que querem, e elas não vão recuar. Mas para mim, qualquer semelhança acaba aí.
Forjada por doença, fome e uma dificuldade inacreditável, Katniss, de 16 anos, regularmente escapa por entre a cerca elétrica de arame farpado para caçar e se alimantar por si e sua família – um crime punível com a morte. Ela não está interessada em romance. Ela não é muito boa em perdões (mesmo quando se trata de sua própria mãe). E quando sua irmã mais nova, Primrose, é sorteada para participar de um ritual bárbaro de assassinato chamado The Hunger Games, Katniss entra e assume seu lugar. Bella, por outro lado, conheceu a tristeza, mas não a pobreza e a necessidade. Chegando em Forks para viver com seu pai, sem conhecer ninguém, ela é uma garota tímida, que de repente é puxada da obscuridade pelo arrebatadoramente lindo Edward Cullen. A coisa dela é a de um conto de fadas clássico; ela é uma princesa que precisa ser resgatada, de novo, e de novo, por um de seus dois príncipes encantados, seja o vampiro ou o lobisomem. Francamente, comparada à Katniss, Bella é simplesmente a personagem mais passiva: Na maior parte, as coisas acontecen à ela. Katniss, por outro lado, lida com o desastre através da estratégia e da força durante a situação. Ela precisa ser resgatada? Absolutamente. Mas ela também resgada Peeta – um interesse romântico fingido ou real? – mais de uma vez durante o percurso.
Isso me trás à questão do triangulo amoroso. Será que as pessoas comparam os dois livros porque suas heroínas devem escolher entre dois homens? Novamente, eu não acho isso válido. Bella, parece para mim, que nunca abandonar seu amor por Edward, apesar da devoção de Jacob. Em contraste, eu sou deixado com a sensação de que Katniss pode não saber o que é amor. Ela deve ter sido ferida muito gravemente pela guerra, por torturas emocionais e psicológicas, para sequer ser capaz de amar completa e normalmente. O que quer que seja o que ela sente por Peeta ou por Gale, não é a devoção imprudente que ela sente por Edward. Mais importante ainda, a questão de com quem Katniss vai terminar, não é o que dirige a narrativa. Em outras palavras, a questão não é, ‘Com qual dos dois ela vai se casar?’ A questão é, ‘Ela vai viver até o final do livro?’
Fonte: EW – Shelf Life
Amo Jogos Vorazes! Uma das melhores séries que eu já li :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário