sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Especial - 'O Último Mestre do Ar'

Por quase uma década, a Nação do Fogo trava uma batalha mortal para controlar as nações do Ar, Água e Terra, oferecendo a elas a opção de se entregarem ou serem aniquiladas.

Enquanto tentam em vão se defender, os cidadãos contam com os poucos escolhidos que podem “dominar” o elemento de sua nação. No entanto, respaldados por enormes exércitos e armas de destruição, os Dominadores de Fogo já eliminaram quase todos os adversários do planeta e agora voltam suas atenções para a Nação da Água.

Certo dia, Katara, uma jovem Dominadora de Água, treina com seu irmão Sokka quando encontra um garoto chamado Aang. Ao ver as habilidades de domínio do menino, Katara e Sokka percebem que encontraram mais do que apenas o último Dominador de Ar. Como o profetizado Avatar – o único capaz de controlar os quatro elementos – apenas ele pode combater o ataque da Nação do Fogo e restaurar o equilíbrio no mundo arrasado pela guerra. Mas será que Aang consegue dominar suas habilidades e se transformar em um herói antes que seja tarde demais?

SOBRE O FILME

Em 2005, o canal Nickelodeon começou a passar uma série original de animação chamada AVATAR: THE LAST AIRBENDER, que logo chamou a atenção do diretor e roteirista M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido). As filhas de Shyamalan tinham se apaixonado pelo desenho, e, quando ele decidiu assistir ao programa com elas, logo enxergou potencial cinematográfico no que viu. No entanto, adaptar cerca de 30 horas de histórias em um longa-metragem traria muitos desafios, sendo um deles o fato de Shyamalannunca ter explorado esse gênero. “Fiquei apavorado todos os dias da filmagem, porque era tudo muito grandioso, e havia diversos fatores desconhecidos. Esse filme é duas vezes maior que qualquer coisa que eu tenha feito antes.”

Os criadores de AVATAR: THE LAST AIRBENDER Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko foram extremamente importantes no desenvolvimento do roteiro para Shyamalan, ajudando-o a resumir as muitas histórias. “Foi muito confortante tê-los à distância de apenas um telefonema ou e-mail quando eu tinha algum problema. A mitologia de ‘Avatar’ deles é tão bem pensada que os dois têm respostas e uma história de fundo para todas as minhas perguntas.”
Para começar a abordar a trama, Shyamalan chamou o artista de storyboard Brick Mason ('Mensagem para Você'), e juntos os dois planejaram o filme em pranchas por um ano inteiro antes do início das filmagens. Quando o diretor de fotografia Andrew Lesnie ('Um Olhar do Paraíso) uniu-se à equipe, o trabalho foi levado à fase de pré-visualização, contando com a Industrial Light & Magic.

Na hora de escolher o elenco, os produtores se concentraram em procurar pessoas de etnias variadas. O epicentro do mundo do filme é Aang, o Avatar, e a busca por seu intérprete levou seis meses, até que Noah Ringer, um jovem campeão de artes marciais de Dallas, Texas, foi escolhido. Quando os amigos e o instrutor de Noah perceberam como ele era parecido com o herói da TV, começaram a chamá-lo de Avatar. Intrigado, ele passou a assistir à série e, ao saber que a Paramount estava conduzindo testes para o papel em O ÚLTIMO MESTRE DO AR, mandou um DVD, chegando a pintar a marca-registrada do personagem, a seta iluminada, em sua cabeça já raspada.

“Noah é o Aang. Não podia ser de outro jeito. No momento em que vimos o teste dele, enxergamos sinceridade naqueles grandes olhos castanhos”, diz Shyamalan. Em toda história do “bem contra o mal”, é preciso haver um vilão de peso. Então, encontrar um páreo para Ringer no papel do Príncipe Zuko seria essencial. Enquanto divulgava o filme independente QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?, Dev Patel mandou uma fita para concorrer à vaga, recebendo um telefonema positivo de Shyamalan. “O Príncipe Zuko está dividido entre sua paixão e sua luta para recuperar a honra perante o pai”, explica o ator. “Sempre amei a história, ela traz muitas lições, e sempre fui muito fã de Bruce Lee, então adorei todo o lance de artes marciais da série.”

A jovem atriz Nicola Peltz ('Um Natal Brilhante') também decidiu enviar um teste para a produção do filme, assegurando o papel da Dominadora de Água Katara. “Ela é um exemplo incrível para as meninas. Tudo que ela põe na cabeça, ela faz, pois é muito forte mental e fisicamente”, opina Peltz. Sem os pais, Sokka, irmão mais velho de Katara, vivido pelo ator Jackson Rathbone ('A Saga Crepúsculo'), assume o papel de protetor da menina. Além do caminho que ele e a irmã tomam, Sokka também passa por uma jornada emocional quando conhece a Princesa Yue, retratada por Seychelle Gabriel ('The Spirit - O Filme), apaixonando-se por ela.

A jornada do Príncipe Zuko é impulsionada por deveres familiares. Depois de ser humilhado em batalha, Zuko é banido por seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, interpretado por Cliff Curtis ('Heróis'). Mas o rapaz está determinado a reconquistar o amor e respeito do pai, e é ajudado por seu tio Iroh, um ex-general e veterano de muitas guerras retratado por Shaun Toub ('Homem de Ferro').

Para formar o elenco de integrantes das tribos das quatro nações, testes foram feitos com atores de todas as faixas-etárias, incluindo crianças. Homens lembrando povos do Oriente Médio, Índia e Mediterrâneo foram chamados para viver os soldados da Nação do Fogo. Uma mistura de homens, mulheres e crianças com traços de descendentes de coreanos, japoneses, mongóis e africanos retratam os cidadãos da Nação da Terra. Da mesma forma, centenas de homens, mulheres e crianças lembrando povos anglos vivem os aldeões das Tribos da Água do Sul e do Norte. No fim das contas, mais de 6 mil atores foram empregados na produção.

Na série de TV, a arte de dominar elementos é realizada através da animação. Mas em um filme de live-action, seria mais complicado passar para as telas o controle do Fogo, Água, Terra e Ar, e a solução foi unir artes marciais, truques de ação e efeitos visuais e especiais. No desenho animado, quatro estilos da arte marcial chinesa Wushu, que incorpora diversos estilos de luta, foram empregados para diferenciar os tipos de domínio de elementos: Baguazhang para domínio de Ar, Tai Chi para domínio de Água, Hung Ga para domínio de Terra e Kung Fu Shaolin do Norte para domínio de Fogo.

O filme lança mão dos mesmos estilos, o que exigiu dos atores e dublês meses de treinamento antes do início das filmagens. Nem Noah Ringer e Dev Patel, ambos faixa-preta em Taekwondo, escaparam dos treinos, pois era preciso moldar seus golpes ao que seria visto no filme. Sobre a atuação de Ringer, Shyamalan observa: “No set, tínhamos que nos lembrar de que esse não é só seu primeiro filme, mas também sua primeira vez atuando. Eu o desafiei todos os dias quanto à sua atuação, e ele correspondeu com ideias e interpretações próprias. Ringer tem um instinto competitivo que o faz querer ser o melhor possível em tudo.”

Um dos departamentos responsáveis pela magia em O ÚLTIMO MESTRE DO AR é o de efeitos visuais, chefiado pelo supervisor de VFX Pablo Helman. Sua equipe da Industrial Light & Magic seria essencial na formação do mundo de fantasia que vemos na tela. A agenda de pós-produção de Helman incluiu seis meses para colocar todas as cenas de VFX em ordem, e outros quatro a cinco meses para aperfeiçoar inúmeros detalhes. Sobre a arte de dominar os elementos, Helman explica: “Tivemos um longo período de pesquisa e desenvolvimento para apontar exatamente como seria o ‘controle’. Algo que sabíamos era que, para funcionar, tinha que ser orgânico. Precisava parecer verossímil, e ao mesmo tempo levá-lo a um mundo onde tudo pode acontecer. Também tinha que ter emoção.”

Para a criação de efeitos durante as filmagens, Shyamalan voltou-se à equipe de efeitos especiais, comandada por Steve Cremin ('A Dama na Água'). Para uma de suas maiores tarefas, a produção de Fogo, Cremin utilizou sobretudo canos de gás, e precisou se dedicar também à criação de escombros incendiados, bolas de Fogo flamejantes, tochas e fumaça. Quase todo tipo de Fogo consta na cena em que Aang e Zuko ficam cara a cara.
Sempre que o príncipe luta no corpo a corpo, ele é rodeado por um anel de Fogo. Para dar início ao domínio desse elemento, um fio era pendurado através do set e inflamado. Mas, assim como Aang, Cremin precisaria dominar muito mais que Fogo, e empregou de tudo – hidráulica e mangueiras de ar comprimido, Água em todas as suas formas e pedras cenográficas – para providenciar também o domínio instantâneo de Ar, Água e Terra.

A transformação do aspecto artístico da série AVATAR: THE LAST AIRBENDER no visual do filme teve início em novembro de 2007, quando os produtores executivos (e co-criadores do desenho) DiMartino e Konietzko
entregaram todos os seus esboços e designs ao desenhista de produção Philip Messina ('Traffic'), cujo maior desafio talvez tenha sido a fortaleza da Tribo da Água do Norte. Usando mais de 200 trabalhadores, a construção do enorme set levou quase quatro meses para ser finalizada, sendo erguida lentamente em um hangar do tamanho de dois campos de futebol americano, revestida por milhares de galões de polímero de tom azul-acinzentado e coberta com neve de sal de Epson.

A respeito dessa grande produção, Shyamalan reflete: “O ÚLTIMO MESTRE DO AR tem a intenção de ser um filme divertido e repleto de ação, mas, além disso, ele aborda alguns assuntos sérios, como a dominação de uma raça sobre outra, equilíbrio e conexão com o planeta e todas essas coisas que me interessam e podem ser vistas nos meus outros trabalhos. O processo inteiro foi uma experiência amadurecedora para mim, não apenas como diretor, mas como ser humano. Sou muito controlador e, quando se tem tantas camadas em um filme como tivemos nesse, você precisa desistir de controlar cada aspecto da cena. Fazer isso me levou um pouco de volta a quando eu era um estudante. E, sempre que se pode virar es
tudante de novo, esse é o caminho certo.”

Por fim, o diretor conclui: “Esse filme é apenas o início, já que a história é bastante longa. Aang precisa dominar todos os quatro elementos e, no final, adquirir serenidade. Ele nasceu para um deles, o Ar, mas precisa também dominar a Água, Terra e o Fogo, e isso concluirá a trilogia. No fim das contas, sinto que esse foi um importante filme a ser criado.”














Fonte: CinePop

por Mary_Halen

Nenhum comentário:

Postar um comentário